O que levar para uma viagem de moto pela Europa
Viagem chegando e o desespero das mulheres aumentando! Se já é difícil arrumar uma mala para 13 dias na Europa, imagina uma mala que possa ser subdividida em 3 baús de moto!!! O que levar para uma viagem de moto pela Europa?
Para nossa viagem pela Costa Amalfitana na Itália, alugamos motos BMW GS800, que são equipadas com 3 baús, sendo dois laterais e um posterior (cada um com 30 litros, aproximadamente).
No dia de pegar as motos, iremos retirar tudo das malas para acomodar nos baús e elas ficarão guardadas na empresa até o dia da devolução das motos. Muito prático!
Mas não adianta levar uma mala gigante, com mil ítens que não vão caber nos baús! O ideal é levar uma mala pequena, de preferência um modelo de mão, que possa ser levada na cabine do avião, com tudo que será distribuído nos baús da moto.
Já fiz uma viagem para Alemanha, no frio, durante 15 dias e posso garantir que cabe tudo o que precisamos em uma mala de mão bem arrumada! É claro que tem que ser uma mala de mão de boa qualidade e leve, pois a mala será pesada no check in. Em voos internacionais, a bagagem não pode ser maior que 115 cm (some a altura + comprimento + largura da sua mala) e o peso máximo varia de acordo com a companhia aérea (no nosso caso, Alitalia = 8kg).
Como selecionar os itens para a mala:
O primeiro passo é listar tudo o que você realmente precisa levar, independente da duração da viagem. Anote tudo, assim você não corre o risco de esquecer coisas importantes. Faça uma lista genérica para depois ir detalhando cada item:
- Traje da moto (itens imprescindíveis)
- Calça Jeans
- Blusa Interna (de fácil lavagem e secagem rápida)
- Jaqueta
- Luvas
- Balacrava/Touca
- Capacete
- Bota
- Capa de chuva (sempre leve!)
- Óculos de sol
- Bolsa/Mochila pequena
- Roupas para usar de noite (peças básicas e confortáveis que possam ser combinadas criando novos looks)
- Vestido de malha
- Short
- Macacão de malha
- Camiseta de manga curta
- Camiseta de manga comprida
- Calça jeans
- Calça legging
- Casaco
- Camisola
- Calcinha
- Soutien
- Biquíni (sempre leve! Não ocupa espaço e pode fazer falta)
- Meia
- Acessórios (echarpe, gorro, complementos)
- Calçados:
- Chinelo
- Tênis
- Rasteirinha/sapatilha
- Objetos de higiene pessoal (se for realmente levar mala de mão, não se esqueça de verificar o tamanho dos itens líquidos para não ter que deixar pra trás na hora do raio x) *
- Escova de dentes
- Pasta de dentes
- Xampu – desses de frasco menor
- Desodorante
- Pente/escova de cabelo
- Protetor labial;
- Fio dental
- Lenços umedecidos
- Protetor solar
- Maquiagem básica: batom, rímel, lápis, base
- Eletrônicos:
- Máquina fotográfica com o carregador e pelo menos 2 cartões de memória
- GPS (se não for utilizar um chip internacional com waze)
- Celular com carregador
- Tomada de 12 volts para a moto
- Adaptador de tomadas universal para os hotéis
- Carregador do Intercomunicador (Scala Rider)
- Documentos:
- Passaporte
- Dinheiro
- Cartões de crédito
- Carteira de motorista internacional
- Cartão do seguro saúde
- Farmacinha básica:
- Band-Aid (dois tamanhos)
- Merthiolate
- Analgésico
- Anti-inflamatório
- Anti-térmico
- Anti-alérgico
- Colírio
- Sal de fruta
- Relaxante muscular
- Hipoglós
- Outros itens interessantes:
- Bloco e caneta (para anotar coisas importantes durante a viagem)
- Saco plástico zip (para guardar dinheiro, documentos e objetos que não podem se molhar e pelas de roupa que não tenham secado por completo na noite anterior)
- Roteiro da viagem com todas as informações importantes sobre as cidades e hotéis reservados.
- Ferramentas: Nessa viagem não vamos precisar, pois as motos são alugadas e qualquer problema a empresa vai a nosso socorro.
*Em voos internacionais, os líquidos devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente vedada, do tipo zip-loc. A embalagem ainda não pode exceder as dimensões de 20 x 20 cm e todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e não podem exceder à capacidade de 1 litro no total.
Nessa viagem, estaremos visitando varias cidades ao longo do percurso diário e por esse motivo, iremos optar por calças jeans mais leves (ao invés da calça de cordura) e de botas de cano curto que sejam mais confortáveis para longos trajetos a pé.
Como calcular a quantidade de roupas:
Neste momento devemos verificar a previsão do tempo no local da viagem. É muito diferente arrumar uma mala para o verão e uma mala para o inverno. No nosso caso, estaremos viajando no meio de maio, primavera na Itália, com temperaturas diárias entre 25° e 17° e com alguma possibilidade de chuva rápida.
Também vamos nos organizar de acordo com a duração da viagem, mas uma mala para 10 dias atende 15 perfeitamente.
Uma dica interessante na hora de arrumar a mala: coloque em cima da cama “tudo” o que você gostaria de levar, separando em pilhas de acordo com a lista acima (itens 2 e 3). Depois de tudo em cima da cama, corte a metade de cada pilha e verifique se ainda não é possível retirar mais algum item que seja supérfluo de acordo com seu roteiro.
OK, sei que é difícil! Mas querem saber o que eu vou levar? Segue a minha lista:
*Vou levar o capacete na mão, dentro do saco próprio dele.
Como arrumar os baús da moto:
- Baús laterais (um para cada ocupante): Colocar os itens que não serão necessários durante a viagem e que só precisam ser acessados no hotel como as roupas, calçados e objetos de higiene pessoal.
- Baú posterior: Seria ideal que esse baú ficasse livre para acomodar os capacetes e jaquetas durante as paradas nos pontos turísticos, mas ele também deve conter as capas de chuva, os eletrônicos urgentes como carregadores de celular, farmácia básica e o roteiro de viagem.
- Bolsa/Mochila: Passaporte, cartões de crédito, dinheiro (Sempre junto ao corpo. Nunca deixar na moto ao descer para fazer os passeios).
Espero que tenha ajudado minhas companheiras de viagem!
Arrivederci!
1 comentário até agora